quinta-feira, 25 de maio de 2017

minhacidade.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br, órgão que coordena a internet brasileira) divulgou recentemente que pretende criar uma categoria de Domínios de Primeiro Nível (DPNs) para as cidades. Por exemplo: sites de empresas e instituições da cidade de São Paulo poderão terminar com ".sampa.br"; os do Rio de Janeiro poderão ser ".rio.br" e os de Porto Alegre, ".poa.br".

No entanto, os nomes dos domínios das cidades ainda não estão fechados: o NIC.br está realizando uma consulta pública para escolhê-los, e é possível votar no domínio da sua cidade por meio deste link. Se você gostaria de ajudar a escolher, não deixe de votar.

Segundo o NIC.br, devem ser criados domínios para cada uma das capitais dos estados brasileiros, mais os municípios com mais de 500 mil habitantes - totalizando 46 localidades. Como explica Demi Getschko, o diretor presidente do NIC.br, a ideia é "proporcionar um número maior de opções para o registro do .br".

Atualmente, a maioria dos domínios brasileiros são registrados sob o ".com.br". Getschko ressalta que a escolha de um nome de domínio para cidades tem o objetivo de levar em conta "a vontade de identificação do usuário com a sua cidade natal ou adotiva". Por isso, qualquer brasileiro com mais de 12 anos pode enviar quantas sugestões quiser. A consulta ficará aberta por tempo indeterminado, mas a decisão final caberá ao próprio NIC.br.

Mesmo que sua cidade não esteja entre as participantes ou que você não tenha interesse em escolher o domínio da sua cidade, vale a pena dar uma olhada nas sugestões - algumas são bem engraçadas. A sugestão que lidera para ser domínio da cidade mineira de Uberlândia, por exemplo, é ".uai.br". Aparecida de Goiânia, por sua vez, pode ganhar o domínio ".paris.br", e São Bernardo do Campo pode virar, na internet, ".berno.br".

0 comentários:

Postar um comentário